Toda pessoa tem obrigação de trabalhar corretamente, por isso todos têm o direito de ser corretamente orientados pelo "patrão". Cada um de nós, os "patrões" dos que trabalham na república, tem obrigação de dizer ao executivo, ao legislativo e ao judiciário como queremos que eles trabalhem. Presidente, Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores, Juízes Federais, Juízes Estaduais, Promotores de Justiça e Procuradores Públicos têm o direito de conhecer as expectativas de cada cidadão. Exerça tua cidadania e comunique-se com eles.

Redes Sociais e Cidadania


As Redes Sociais de hoje (cf. entrevista) são plataformas de comunicação de propriedade particular.
Uma vez que essa propriedade particular se dispõe a
ser Social, é razoável perceber que se trata de uma iniciativa privada destinada a vida em sociedade.
Assim, verifica-se que a genética de uma Rede Social é híbrida. Redes Sociais possuem gens de espaço público e gens de espaço particular. Isso significa que a atividade cidadã está circunscrita na propriedade particular. E é aí que surge uma questão delicada.
Para ilustrá-la, reproduzo aqui, com permissão do remetente, a postagem que recebi hoje (24/02) numa rede social:

Florestan Fernandes Junior
Vejam até onde chega a falta de critérios no controle de textos e imagens. Um dos mais importantes fotógrafos do Brasil, reconhecido internacionalmente, Luiz Tripoli, foi banido recentemente de um site de relacionamento por ter publicado fotos feitas por ele de nu artístico que são obras de arte. Acho que deveríamos fazer um dia de protesto aqui no Face, publicando no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, fotos de mulheres amamentando ou ainda também fazendo campanha sobre o câncer de mama. Segue texto da minha amiga, Drica Lobo, fotografa e mulher de Tripoli.
Florestan, sinto muito é uma pena essa coisa de censura nas redes sociais.
Luiz Tripolli foi simplesmente BANIDO do Instagram (tipo um twitter de fotografia) por publicar uma foto de nu feminino apos 47 anos de carreira enaltecendo a beleza e não a pornografia. Um absurso! Mandamos emails,tentamos de todas as formas, algumas celebridades fizeram campanha tudo em vão. O ID da Apple foi censurado!
Enfim passei aqui também para dizer também que adoramos as paginas e paginas da sua entrevista na TOP beijos Drica Lobo.”


Pois bem, esse é um dentre vários casos em que internautas são censurados sem que se compreenda a lógica dos critérios. E quando se trata de Redes Sociais está em questão mais que critérios de um grupo do clube ou do condomínio. Nas Redes Sociais, milhões de pessoas estão envolvidas. É mais que convívio social, é convívio em sociedade e a condição do cidadão na sociedade.
Pode uma empresa privada legislar, julgar e executar sobre cidadania sem a participação dos cidadãos?
A Ciência Política denomina ditadura o regime de organização social no qual o poder de legislar, julgar e executar sobre a cidadania está concentrada na mão de um em particular.
Será que as Redes Sociais terão apoio dos cidadãos para transformar países democráticos em ditaduras?
Será que as Redes Sociais terão apoio de governos democráticos para transformar a liberdade de expressão em silêncio compulsório?
Fico curiosa para ler o relato dos historiadores de 2212 ...
Também conversamos sobre isso em outras midias sociais e esperamos você por lá, ok?